20 Anos da Biblioteca Municipal Álvaro de Campos: reflexão sobre o futuro das bibliotecas
No âmbito das comemorações dos 20 anos da Biblioteca Municipal Álvaro de Campos, em Tavira, decorre, no dia 02 de julho, um conjunto de iniciativas que convidam a revisitar o percurso da biblioteca e a refletir sobre os desafios que se colocam a estes espaços, no Algarve, nas próximas décadas.
O programa inicia-se, pelas 18h00, com a inauguração da exposição “20 Anos a Abrir Caminhos – Uma Cronologia Visual” que propõe uma viagem pelos momentos mais significativos da história da Biblioteca Municipal, desde a sua abertura a 01 de junho de 2006.
Através de fotografias, documentos e testemunhos visuais, a exposição recorda a transformação da antiga Cadeia Civil de Tavira, reabilitada pelo arquiteto João Luís Carrilho da Graça, bem como duas décadas de atividades, projetos, encontros e personalidades que contribuíram para afirmar a biblioteca como um espaço de referência na promoção da leitura, do conhecimento e da participação cultural.
Pelas 18h30, realiza-se a conversa aberta “Entre Livros e Territórios: O Papel das Bibliotecas no Algarve”, um momento de reflexão e debate sobre a missão das bibliotecas num contexto marcado por profundas transformações sociais, culturais, demográficas e tecnológicas.
Partindo de questões como “Que bibliotecas necessita o Algarve nos próximos 20 anos?” ou “Que lugar terão as bibliotecas num Algarve cada vez mais turístico, multicultural e digital?”, o debate procurará abordar temas relacionados com a identidade e memória dos territórios, a cidadania, a inclusão digital, o acesso ao conhecimento e o desenvolvimento regional.
Participam nesta conversa:
- Dália Paulo, especialista nas áreas do património e da valorização da identidade algarvia;
- Joaquim Brandão Pires, conhecedor das dinâmicas territoriais e dos desafios do desenvolvimento regional, acompanhando igualmente o trabalho da Rede de Bibliotecas do Algarve, no âmbito da AMAL;
- Salomé Horta, Diretora da Biblioteca da Universidade do Algarve e antiga Diretora da Biblioteca Municipal de Faro, com vasta experiência nas bibliotecas públicas e académicas;
- Elisabete Rodrigues, jornalista do Sul Informação, que assegurará a moderação da sessão.
A iniciativa pretende reunir diferentes perspetivas sobre o papel das bibliotecas enquanto espaços de cidadania, conhecimento, inclusão e desenvolvimento dos territórios, reforçando a sua relevância numa região em permanente transformação.
A participação é livre.
Ademar Dias




